terça-feira, 31 de agosto de 2010

NOVA LEI SOBRE ALIENAÇÃO PARENTAL.

O LEGISLATIVO FEDERAL APROVOU E O PRESIDENTE DA REPÚBLICA SANCIONOU A LEI 12.318 de 26 de agosto de 2010, JÁ PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, dispondo sobre ALIENAÇÃO PARENTAL e modificando o art. 236 da lei 8069 de 1990.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CARAVANA DO DIREITO NA POSSE EM ERECHIM.

DIVERSOS PROFESSORES DO CURSO DE DIREITO PARTICIPAM NESTA TERÇA, dia 31 de agosto, da posse da nova REITORIA DA URI E DA NOVA DIREÇÃO DE CAMPUS. PELA TARDE ACONTECERÁ A POSSE DE CHEFES DE DEPARTAMENTO E A NOITE POSSE DA REITORIA E DIREÇÕES DE CAMPUS, EM ERECHIM.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

SUBSTITUIÇÕES DIREITO DIA 31 DE AGOSTO

DIA 31 DE AGOSTO, TERÇA, em razão de posse nova direção da URI, com viagem de professores, haverá algumas substituições a seguir descritas:

X SEMESTRE DIURNO - DIA 31 DE AGOSTO - 4 PERÍODOS DE REALIDADE BRASILEIRA, não havendo aula com o prof. Guto.

VIII SEMESTRE DIURNO - NÃO HAVERÁ AULA NA DATA DE 31 DE AGOSTO.

VI SEMESTRE DIURNO - AULAS COM O Prof. MIGUEL, 4 períodos

IV SEMESTRE DIURNO DIA 31 DE AGOSTO AULAS COM EVELINE E JUAREZ
IV SEMESTRE NOTURNO DIA 31 AULA COM O pROF. GUILHERME
VI SEMESTRE NOTURNO - DIA 31 AGOSTO, AULA COM Prof. LARISSA.

SEMINÁRIO MISSIONEIRO DE DIREITO PENAL.

O CURSO DE DIREITO DA URI-SANTIAGO, ATRAVÉS DA COORDENAÇÃO FARÁ VIAGEM TÉCNICA PARA SANTO ÂNGELO PARA PARTICIPAR DO SEMINÁRIO MISSIONEIRO NA ÁREA DE DIREITO PENAL, PROCESSO PENAL E TRIBUNAL DO JÚRI, dia 2 de setembro, quinta-feira. Informações na coordenação do curso.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

OITAVOS SEMESTRE NOTURNO E DIURNO PREPARAM SEMANA UNIVERSITÁRIA

OS ACADÊMICOS DO OITAVO SEMESTRE, COM COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO, preparam as ações para a XII SEMANA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE DIREITO, VII CINE QUA NON, VII NOSSAS VOZES E LANÇAMENTO DA 6 edição da revista jurídica, que acontecerá em final de setembro e início de outubro.

NOVA DIREÇÃO TOMA POSSE DIA 30 de agosto

A DIREÇÃO ELEITA DA URI-SANTIAGO ASSUME DIA 30 DE AGOSTO, EM ERECHIM, QUANDO HAVERÁ POSSE PARA OS DIVERSOS CARGOS DA URI. ASSUME A DIREÇÃO GERAL O PROFESSOR FRANCISCO GORSKI, DIREÇÃO ACADÊMICA A PROFESSORA MICHELE NOAL BELTRÃO E O DIRETOR ADMINISTRATIVO O PROFESSOR PADILHA.
SUCESSO NESSA NOVA ETAPA PROFISSIONAL.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PRAZOS MONOGRAFIA DIREITO 2010

MONOGRAFIA I - VIII semestre noturno/diurno - até 30 de agosto ofício, via protocolo com nome orientador e tema da monografia.

MONOGRAFIA I - VIII semestre noturno/diurno - até 1 de novembro, via protocolo, projeto de monografia, em 3 vias, com ciente do orientador. Defesa do projeto entre 2 e 14 de novembro de 2010.


MONOGRAFIA III - X semestre noturno/diurno - entrega monografia, com apto para defesa do orientador, em 3 vias, via protocolo, até 15 de outubro. Defesa final da monografia entre 16 e 30 de outubro do corrente ano.

OBSERVE BEM OS PRAZOS, POIS SÃO FIXOS. ENTREGAS FORA DE PRAZO SUJEITO A DIMINUIÇÃO DE NOTAS COM BASE NO MANUAL DE MONOGRAFIA DO DIREITO.

manual de monografia no CUC XEROX URI, no VIII semestre de DIREITO.
ÓTIMO TRABALHO PARA TODOS E PROCURE SEMPRE SEU ORIENTADOR PARA SANAR DÚVIDAS E ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO MONOGRÁFICO.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

MONOGRAFIA I

OS ACADÊMICOS MATRICULADOS EM MONOGRAFIA I, Oitavo semestre do noturno e do diurno devem encaminhar ofício com o nome do orientador e tema até dia 30 de agosto. O ofício deve ser protocolado no protocolo oficial da URI, junto a secretaria geral da Universidade.

A IMPORTÂNCIA DA ADVOCACIA.

O Presidente da OAB Santiago, Advogado MARCELO NORONHA, realizou palestra sobre a Importância da Adovacia, dia 12 de agosto, no salão de Atos da URI, em comemoração ao Dia do Advogado e do Estudante. Na oportunidade, NORONHA destacou as dificuldades e vantagens de advogar e ser advogado. Também destacou as prerrogativas da profissão.
Na palestra estiveram professores, advogados e estudantes do curso de Direito da URI- SANTIAGO.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

GRUPOS DE ESTUDOS.

NESTA SEMANA OS GRUPOS DE ESTUDOS REINICIAM SUAS ATIVIDADES DO SEMESTRE. CONFIRA OS DIAS E HORÁRIOS COM OS PROFESSORES COORDENADORES DE GRUPOS DE ESTUDOS.
ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA PARTICIPAR DO PROJETO APRENDIZADO JURÍDICO- SOCIAL.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PARABÉNS........ PARABÉNS...............

Hoje, dia do Advogado e dia do Estudante, queremos parabenizar todos os advogados e estudantes pela passagem dessa importante data. Especialmente, queremos parabenizar os professores - advogados e os acadêmicos do curso de DIREITO. Parabéns aos operadores do Direito, com desejo de muito sucesso nas suas carreiras.

Os cursos de Direito foram instalados no Brasil em 11 de agosto de 1827, com a instalação do curso de Direito de Olinda (Hoje, Universidade Federal de Pernambuco) e curso de Direito do largo de São Francisco ( hoje, Universidade de São Paulo).

terça-feira, 10 de agosto de 2010

OBRIGAÇÃO DE EXEMPLAR DO CDC NO COMÉRCIO.

A lei 12.291 de 20 de julho de 2010 torna obrigatório a manutenção de exemplar do código de defesa do consumidor, em local visivel e de fácil acesso, nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

NOVO CPC.

O ANTEPROJETO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, REALIZADO POR UMA COMISSÃO DE JURISTAS, NOMEADOS PELO PRESIDENTE DO SENADO, ATRAVÉS DO ATO 379/2009, FOI ENTREGUE AO SENADO FEDERAL. A COMISSÃO FOI PRESIDIDA PELO MINISTRO DOP STJ LUIZ FUX.
A NOVA CONCEPÇÃO DE CPC APRESENTA PROPOSTAS DE SIMPLIFICAÇÃO DA LINGUAGEM JURÍDICA, CELERIDADE DO PROCESSO E EFETIVAÇÃO DO RESULTADO DA AÇÃO.
A nova proposta deverá ser votada no senado e depois na Câmara.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

GRUPOS DE ESTUDOS DO DIREITO.

OS GRUPOS DE ESTUDOS DO CURSO DE DIREITO RETORNAM SUAS ATIVIDADES NA PRIMEIRA QUINZENA DO MÊS DE AGOSTO DE 2010. OS GRUPOS ORGANIZAM DIVERSAS AÇÕES PARA ESTE SEMESTRE.
PARTICIPE. ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA INSERÇÃO EM PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CURSO DE DIREITO.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

EVENTOS DIREITO

CALENDÁRIO DE EVENTOS 2010- segundo semestre


AGOSTO

02/08 – Início das aulas do semestre
11/08 - Dia do Advogado – Painel e Confraternização
20/08 – último dia inclusão disciplinas, matrículas, trancamentos.
25/08 – Reunião Núcleo Estruturante do curso de Direito
30/08- Ofício protocolo p/ coordenação com nome orientador e tema monografia
31/08 - Posse Reitoria e Direções de Campus
Seleção bolsista EPJUR
Eleições Diretório Acadêmico do Direito
SETEMBRO

07/09 - Feriado Nacional
20/09 – Feriado Estadual – Revolução Farroupilha
23/09 – Reunião colegiado do Direito
30/09 - Último prazo para solicitação processo de seleção docentes.
28,29,30 de set e 1 de out – XII Semana Universitária do curso de Direito/ lançamento da revista jurídica, VII nossas Vozes e VII Cine qua non

OUTUBRO
11/10 – Feriado Dissídio – professor
12/10 - Feriado Nossa Senhora Aparecida
15/10 - entrega monografia, 3 vias, ciente orientador, via protocolo
19/10 – Reunião colegiado DIREITO.
28 e 29/10 – seminário institucional da URI, pesquisa e extensão.


NOVEMBRO
02/11 – Feriado - finados.
01/11 – Protocolo do projeto de monografia em 3 vias, ciente orientador.
18/11 - Reunião colegiado DIREITO


DEZEMBRO
07/12 – Término período letivo graduação
08 a 14/12 – período de exames

terça-feira, 3 de agosto de 2010

NOTA DA COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO.

O Curso de Direito parabeniza todos os advogados santiaguenses, em especial os seus egressos, pelo Dia do Advogado, no próximo 11 de agosto.
Destaca, ainda, os formandos do 2º sem.2009* aprovados recentemente no Exame de Ordem:
CARLA NASCIMENTO;
DIEGO DALENOGARE ZULIANI;
JULIANA COLPO ANDRES;
JULIANO LOPES BOCHI BRUM;
LUCAS AMON DE FREITAS;
LUIZ CARLOS PAZ PADOIN
MAXWELL ALMEIDA PASSAMANI;
PATRÍCIA MADEIRA DA SILVEIRA GONÇALVES;
PAULA LAZZARI;
THIAGO CRESTANI DAMIAN
* Caso você, egresso, também tenha sido aprovado e não esteja nesta lista, entre em contato com o Curso de Direito e participe do Projeto URI Egressos.

LEI 12.305- RESIDUOS SÓLIDOS

O Presidente da República sancionou, dia 2 de agosto, lei 12.305, que trata da política nacional dos resíduos sólidos, alterando a lei 9.605. ESSA LEI é a novidade na área ambiental nestes últimos dias.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

REVISTA JURÍDICA

O curso de Direito da URI-Santiago está recebendo artigos para publicação na revista DIREITO, JUSTIÇA E CIDADANIA em sua sexta edição. A Revista já é o principal meio de divulgação dos projetos do curso, extensão e ensino do DIREITO e já tem seu registro no ISSN, em Brasília.

INICIA O SEGUNDO SEMESTRE NA URI.

Hoje inicia as aulas na URI, no segundo semestre de 2010. O curso de Direito, com 10 turmas e em torno de 450 alunos, já prepara diversas ações para este Semestre. Nesse período, além das aulas normais, teremos a Semana Universitária, as atividades dos grupos de Estudos e o andamento das ações do curso.
Desejamos aos professores e acadêmicos um semestre de muitas atividades, bastante sucesso e muitas ações pelo DIREITO. Em breve, teremos mais uma edição da nossa REVISTA DIREITO, JUSTIÇA E CIDADANIA.